Ano 12 (2025) – Número 4 Notícias
MEIO SÉCULO DE GEOLOGIA: GEÓLOGOS UFPA 1975
No dia 18 de dezembro de 1975 a Universidade Federal do Pará diplomou 28 geólogos no seu ainda recente Campus Universitário do Guamá, também conhecido como cidade universitária prof. Dr. José da Silveira Netto. A colação solene foi realizada no então recém-inaugurado Ginásio de Esporte. Nesta oportunidade foram diplomados profissionais das mais diversas áreas de graduação daquela época. Um dado importante a ressaltar, os diplomas originais foram entregues a cada um dos diplomados. E não resta dúvidas, de que se faziam presentes parentes, aderentes, amigos e amigas de todos os diplomados, inclusive deste signatário. A festa de confraternização foi realizada no Pará Clube, na travessa Lomas Valentinas, que já não está mais lá, espaço hoje ocupado por concessionária da Fiat. Também, pudera, já se passaram 50 anos.
Na noite do dia 5 de dezembro do corrente ano, 2025, no espaço de festas do condomínio do edifício Fontainebleau, festejou-se os 50 anos de formatura daqueles geólogos 1975 da UFPA. Meio século após. É algo digno de nota, até por que foi possível reunir a maior parte desta turma, mesmo 50 anos depois. A festividade foi organizada minuciosamente pelos geólogos dessa turma, Reginaldo Célio Bordalo Calderaro e José Roberto Menezes Carmona. Eles conseguiram a proeza de reunir ainda 19 geólogos da mesma, dos quais dois, já falecidos (Jurandyr e Maria Telma), foram representados por esposa e filha, respectivamente, conforme lista a seguir elaborada pelos colegas Calderaro e Carmona. Dessa lista não compareceu Emanoel Viegas, por problemas de conexão de voo para Belém.
Obviamente que foi uma rara oportunidade de reencontro, em alguns casos, praticamente 50 anos depois, com muitas histórias a serem lembradas e contadas, todos falando ao mesmo tempo, e para se fazerem ouvidos, o som se elevou. O ponto alto da festividade foi atingido com a distribuição de placas individuais alusivas aos 50 anos a cada um dos 19 geólogos presentes ou representados, cada um fazendo uso da palavra. Em seguida foi servido o jantar na forma de buffet.
LISTA DOS GEÓLOGOS FORMADOS EM 1975 E QUE COMPARECERAM À REUNIÃO DOS 50 ANOS OU QUE FORAM REPRESENTADOS:
GEÓLOGOS UFPA 1975 POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS EM 5 DE DEZEMBRO DE 2025.
OS GEÓLOGOS FORMADOS EM 1975 E REUNIDOS EM DEZEMBRO DE 2025, MEIO SÉCULO DEPOIS.
OS GEÓLOGOS FORMADOS EM 1975 REUNIDOS EM DEZEMBRO DE 2015, 40 ANOS DEPOIS.
OS GEÓLOGOS DIPLOMADOS EM DEZEMBRO DE 1975 PUBLICADOS NO JORNALO LIBERAL EM BELÉM DO PARÁ EM 1975.
LISTA DOS GEÓLOGOS 1975 DIPLOMADOS PELA UFPA NO MURAL DO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UFPA.
Durante as falas de 5 de dezembro de 2025 se questionou qual a explicação para que essa turma Geólogos 1975 da UFPA tivesse mantido um forte elo entre si, mesmo transcorridos até 50 anos. E certamente, que para isso, na minha análise, contribuíram as excursões, que não foram muitas, mas foram muito significativas. Em primeiro lugar, a nossa turma era dominada por estudantes pobres a remediados, poucos tinham recursos financeiros mais substanciais. Tínhamos que trabalhar e ao mesmo tempo estudar, e no início a gente torcia por aulas à noite, que logo se manifestaram inadequadas sob vários aspectos, entre eles eram o cancelamento por ausência dos professores, que tinham empregos diurnos, encurtamentos para aulas, com motivos como por hoje chega, temos jogo, vocês estão cansados da jornada de trabalho etc. As fotografias abaixo ilustram alguns momentos de reunião da turma de Geólogos UFPA 1975 por ocasião de algumas excursões. As fotos já são de domínio da turma e autoria é de membros dessa turma.
Belém do Pará, 18 de dezembro de 2025, exato meio século de diplomação dos geólogos UFPA 1975.
Marcondes Lima da Costa