Ano 05 (2018) - Número 02 Artigos
10.31419/ISSN.2594-942X.v52018i2a12RSN
NASCIMENTO, Rosemery da Silva*; KIMMEMGS, Ubirajara Fernandes**
* Professora do Instituto de Geociências, UFPA. Belém, Pará. rsn@ufpa.br.
** Autônomo. Belém, Pará. Técnico em Eletrônica (CREA 4238-TD). kimmemgs@yahoo.com.br
Use of models in the teaching geosciences, as a pedagogical tool, increases the three-dimensional perception and intensifies a perspective of relation to a reality. The model “Casa Mineral” appears as a way of experiencing and contextualizing the current reality, arousing interest in the subject, especially for elementary and middle school students. This is a tool that helps both the classroom and an exhibition, as it stimulates a discussion, becoming the concept of minerals and its various applications more dynamic and interactive.
Keywords: teaching geosciences; visual language; minerals and applications.
Entre as diferentes ferramentas pedagógicas e metodológicas que alia teoria a prática, utilizadas nos diferentes níveis de escolaridade no aprendizado de ciências, em especial a que destaca a importância da mineração, destacamos o uso de maquete, aplicado no conceito da casa mineral (Figura 1). A percepção tridimensional em forma de maquete de qualquer objeto de estudo, intensifica a perspectiva de qualquer pessoa em relação à realidade. Na casa mineral, por exemplo, podemos mostrar que tubulações de água, fiação elétrica, geladeira, rádio, torradeira, lâmpada, guardanapos, toalhas, roupa, sabonete e pasta de dente, bem como janela, tigela de cereais, copo do suco, xícara de café e talheres, todos possuem na sua composição alguma substância mineral. Os minerais participam das nossas vidas de diversas maneiras todo dia. Sem eles não teríamos todo o conforto que usufruímos nos dias de hoje. As substâncias minerais são usadas na construção de casas e edifícios. Mesmo as casas construídas em madeira, possuem vários elementos feitos com produtos de origem mineral. Encontramos minerais desde o porão até o sótão. Desta forma, este trabalho visa apresentar conceitos simples de aplicação da mineração com o uso de maquete para exposição.
A construção de maquetes em áreas de conhecimento como a mineração é uma proposta de ensino e aprendizagem, são meios didáticos que contribuem para a melhor visualização do espaço, visando atingir as diferentes necessidades pedagógicas, como no caso de uma exposição para estudantes de ensino fundamental/médio ou para público em geral.
Foi confeccionada uma maquete da “Casa Mineral” com materiais simples (madeira, arame, papelão, plástico, etc.) como representação da casa de forma tridimensional em escala reduzida, com a finalidade de chamar atenção do uso e necessidade dos minerais da vida moderna, possibilitando ao observador apropriar-se deste conceito por meio da manipulação e visualização (Compiani, 2006; Silva et al. 2007).
Confeccionar uma maquete reduzida da “Casa Mineral” para apresentá-la na programação do Museu de Geociências do Instituto de Geociências da UFPA – MUGEO, dentro da semana nacional de museus que acontece todo mês de maio na exposição “Minérios da Amazônia”, realizada na Praça Batista Campos em Belém-PA, representa um esforço para levar ao público em geral, o conhecimento da importância de rochas, minerais e seus derivados na construção de uma casa, bem como na mobília, eletrodomésticos e infraestrutura (Figura 2). Conhecer o uso e a aplicação dos diversos minerais no cotidiano da vida moderna especificamente no que hoje se traduz no sonho da maioria dos brasileiros: “Casa Própria”, representa uma tentativa de desmistificar a ideia de que a mineração possui apenas efeitos nocivos, é necessário apresentar também, o quanto somos dependentes dos bens minerais no diversos sonhos de consumo.
A maquete “Casa Mineral” desperta a investigação do espaço onde vivemos e contextualizar a importância da mineração na atualidade, despertando interesse pelo tema, principalmente para os estudantes do ensino fundamental. Além disso, propicia a valorização da mineração e a solução de problemas, ligando o ensino da aplicação dos minerais ao cotidiano das pessoas, pois possibilita mostrar a organização e a ocupação do espaço, além da interação com os minerais representados na maquete. Esta é uma ferramenta que auxilia tanto em sala de aula quanto numa exposição, pois dinamizar a discussão, tornando o conceito de minerais e suas diversas aplicações mais dinâmico e interativo.
Ao curador do Museu de Geociências do Instituto de Geociências da UFPA, Prof. Dr. Marcondes Lima da Costa, pelo incentivo e apoio para elaboração deste trabalho que visa fundamentalmente o ensino em geociências, bem como a todos os colegas e amigos do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA) que integram e participam anualmente da Semana Nacional dos Museus.
Compiani, M.. 2006. Linguagem e percepção visual no ensino de Geociências. Pro-Posições, Campinas, São Paulo,17 (49): 85-104.
Silva, A M. T. B.; Mettrau, M. B.; Barreto, M. S. L. 2007. O lúdico no processo de ensino- aprendizagem das ciências. Revista Brasileira Estudo Pedagógico, Brasília, 88 (220):445-458.
www.mineropar.pr.gov.br- Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná- Diretoria de Geologia-Mineropar. Ensino de Geociências. Acesso em 13/7/2018.