09 – Rutilo “dourado” enclausurado em esfera de resina (Noticiado no Bomgeam Ano 3, 2016, Número 1)

Ano 03 (2016) - Número 02 Artigos

Marcondes Lima da Costa, Professor do IG-UFPA e curador do Museu de Geociências da Universidade Federal do Pará-UFPA.

 

Rutilo dourado, na verdade rutilo acicular a fibroso amarelo incluso em quartzo hialino a esfumaçado é uma expressão típica desses minerais, porém na beleza e dimensão como encontrado em Novo Horizonte, Bahia, é único e por isso muito famoso. Por conta destas características é muito caro, apreciado principalmente por colecionadores, mas também muito difundido no mundo do esoterismo. Os principais compradores desse material em sua forma bruta na boca do garimpo em Novo Horizonte são os chineses. Em março de 2011 estive em garimpos dessa região com o prof. Dr. Herbert Pöllmann da Universidade de Halle, Alemanha, do prof. Dr. Rômulo Simões Angélica do IG-UFPA e sob a batuta do meu ex-aluno, querido Geol. MsC Carlos Tadeu Cassini e seu Pai Sr. Remi (Figura 1). Meu ex-aluno Sérgio Paraíba também esteve presente, mas somente na cidade. Foi uma excelente oportunidade de conhecer essa manifestação fantástica de rutilo no quartzo, ou para muitos, de quarto rutilado, e ainda rever os pupilos, felizes.

A região é muito bonita, o povo muito acolhedor e a cachaça local de excelente qualidade. Eu trouxe somente uma garrafa, cujo conteúdo foi rapidamente degustado. Nesta oportunidade descemos alguns metros em um poço para conhecer de perto os veios de quartzo com rutilo. Também adquiri por compra alguns exemplares relativamente bonitos, obviamente caros (Figura 1).

Em geral o rutilo dourado, acicular a fibroso de Novo Horizonte, ocorre como inclusões em quartzo com tons de hialino, citrino a ligeiramente fumê (Figura 1). As acículas ou conjunto fibroso se assentam sobre cristais tabulares romboédricos e/ou hexagonais de hematita metálica, centimétrica, em grande profusão, dentro dos cristais euédricos a subédricos de quartzo ou ainda na base desses cristais, geralmente em arranjos radiais, isolados em diversas direções, o que lhes confere beleza singular.

Recentemente fui apresentado a um excelente exemplar desse mineral em Belém do Pará, que estava à venda, em que o rutilo dourado acicular e fibroso se assentava tão somente aos cristais de hematita, sem a vestimenta de quartzo, porém imerso em uma esfera de resina (figura 2). O exemplar é praticamente único e remete a Novo Horizonte, na Bahia. Não resisti à oferta, e comprei o exemplar. Lamentei o fato de estar imerso na esfera de resina, mas ao mesmo tempo, tive que concordar, pois sem esta, o mesmo não resistiria à manipulação. O exemplar sozinho atinge uns 15 cm de comprimento por 10 cm de altura. É simplesmente fantástico. Recomendo aos amantes dos minerais uma visita à simpática cidade de Novo Horizonte na Bahia para conhecer esses minerais in loco, e principalmente o seu povo acolhedor, a paisagem deslumbrante e porque não, a sua cachaça.

 

Figura 1. Na praça central de Novo Horizonte: Cassini, Rômulo, Herbert e Sr. Remi (da esquerda para direita) na imagem acima à esquerda; veio de quartzo com rutilo encaixado em riolito (imagem acima à direita); exemplar de quartzo com rutilo e hematita (imagem abaixo à direita e à esquerda). Março de 2011 em Novo Horizonte.

 

Figura 2. Rutilo dourado acicular a fibroso paralelo (em placas) difundindo a partir de hematita tabular (em detalhe na imagem à direita). Todo o conjunto foi envolvido por esfera de resina. Belém do Pará, 2016.