Notícias – BOMGEAM 2015

Ano 02 (2015) - Número único Notícias

O Museu de Geociências recebeu como doação do professor Marcondes um belo exemplar de drusa de ametista com 50 x 70 cm de comprimento e pesando quase 45 kg. Este exemplar foi adquirido em 1996 na região de Iraí, Rio Grande do Sul. Os cristais de ametista contêm inclusões de goethita acicular-radial de tonalidade ouro e ocupam a porção das terminações romboédricas. Sobre pondo os cristais de ametista, localmente, se estabeleceram cristais escalenoédricos (dente de cão) de calcita branca.

 

O geólogo Carlos Tadeu Cassini, com mestrado em Geologia e Geoquímica sob a orientação do prof. Marcondes, empresário do setor Mineral, com especialização em Gemologia e apreciador de um bom chimarrão, está nos visitando em pleno período natalino. Ele promete trazer coisas minerais muito interessantes. Chega dia 17.12.2015. Vale conferir. Estará na nossa festa Natalito 2015.

 

O geólogo Nélio da Matta Rezende, com mestrado em Geologia e Geoquímica sob a orientação dos professores Marcondes e Rômulo, geólogo sênior da empresa Lusitânia, com pesquisas na Ásia (Myanmar), está de passagem por Belém e visitou o Museu. Desta vez não fica para nossas festas natalinas. Vamos sentir muita a sua ausênciaa, pois além de trazer muitos belos presentes, canta bem, e alegra muito a festa.

 

O prof. Dr. Hailton Igreja da Geologia UFAM em Manaus e sua esposa em passagem por Belém, fizeram questão de visitar o Museu e aos seus olhos nós somos lindos.

 

Cerca de 60 alunos calouros do Curso de Geologia da UNAMA vieram em peso conhecer o Museu de Geociências em novembro passado. Gostaram muito. Videm imagem dos visitantes.

 

O professor Marcondes será sabatinado em “concurso” de Professor Titular pela banca constituída pelos eminentes professores titulares Celso Barro Gomes (USP), Lauro Nardi (UFRGS), Elson Paiva de Oliveira (UNICAMP) e João Batista Correa da Silva (UFPA) em Belém no dia 29.01.2016. Não percam. O Professor Elson Paiva já foi professor do curso de Geologia da UFPA nos anos 1970, quando Marcondes em 1974 foi seu aluno na disciplina Petrografia, enquanto Joao Batista foi seu professor de Fotografia Aérea na mesma época.

 

 

Uma memorável obra de arte, rica em pedras preciosas, de alto simbolismo para o poder e a justiça dos homens, está sendo replicado e em fase final de conclusão. Ela irá abrilhantar a nossa tão mal cuidada cidade de Belém. Aguardem pra ver. Vai ser um estouro.

 

O Museu de Geociências lançou o projeto TRILHAS MINERAIS NO CAMPUS (TCM), que visa adquirir e distribuir de forma adequada, seguindo os preceitos museológicos, em locais estratégicos em torno das Geociências e também do Campus da UFPA, blocos métricos e/ou de 2 a 4 t, envolvendo minerais, minérios, fósseis, rochas e produtos minerais. Já contamos com o apoio total do Prof. Dr. João Batista, diretor do Instituto de Geociências. O primeiro bloco já chegou e é noticiado neste boletim: o Xinguzão.

 

Nossa programação natalina, o Natalito do Museu e do GMGA está belíssimo. Uma criação da Suyanne Flávia. A programação está rica, muito eclética. É ver para crer. O cartão alusivo com programação consta deste número do BOMGEAM. O Museu de Geociências vai viver um dia muito alegre, temos certeza.

A Doutoranda Roseane Norat, orientada do prof. Marcondes, encerrou na forma de Seminário com fantástica e elogiosa programação, em 15.12.2015 na FAU, o projeto sob sua coordenação Mineralogia Aplicada ao Estudo de Materiais e sua Conservação na Engenharia Militar da Amazônia, financiado pelo CNPQ dentro de programa específico da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Vide programação no Boletim.

 

Um dos mais importantes eventos do setor Mineral no Brasil, o SIMEXMIN, que transcorre bienalmente, em sua próxima versão será realizado de 15 a 18 de maio de 2016, como sempre na cidade de Ouro Preto. Além do evento em si, a cidade de Ouro Preto dispensa comentário, e vale pena conhecê-la em todos os seus aspectos culturais, históricos, da mineração, geológicos e mineralógicos. Ele conta com o mais antigo e belo Museu de Mineralogia do País (Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas de Ouro Preto), em pleno histórico desta cidade.

 

A Sociedade Brasileira de Geologia realizará em 2016 o 48º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, na cidade de Porto Alegre (RS). Também é um evento de grande impacto.

 

BOA LEITURA E SE PREPAREM PARA O NÚMERO 3 (2016). CONVIDEM SEUS COLEGAS, AMIGOS E DEMAIS PESSOAS INTERESSDAS EM CIÊNCIAS GEOLÓGICAS E SUA POPULARIZAÇÃO.