09 – Excursão geológica Maranhão-Piauí-Ceará – geologia geral

Ano 4 (2017) - Número 1 Notícias

Os professores Marcondes Lima da Costa e Rosemery da Silva Nascimento participaram ativamente da excursão geológica da Disciplina Geologia Geral, no período de 2 a 8 de março de 2017, organizada pelo professor Dr. Francisco de Assis Matos de Abreu, líder da disciplina, contando ainda com a participação do prof. Dr. Joelson Lima Soares. Foram 38 alunos e 4 monitores da monitoria proativa, além de 3 motoristas (Raimundo Nazareno Rodrigues Pimentel, Ivaldo de Jesus Almeida Belem e Afonso Quaresma de Lima), envolvendo dois micro-ônibus e uma pick-up. Da equipe de professores Marcondes e Joelson participavam pela primeira vez. A excursão é parte rotineira do conteúdo da disciplina mencionada e financiada integralmente pela Universidade Federal do Pará através da FAGEO-Instituto de Geociências, envolvendo ajuda de custos para todos alunos e monitores, diárias para os professores e motoristas, combustível para os veículos que são do patrimônio do IG-UFPA.

O roteiro está muito bem elaborado, rico em informações geológicas que abarcam do Paleoproterozóico ao Recente, além de belas imagens de afloramentos, de rochas, sítios arqueológicos, grutas/cavernas e claro das diversas paisagens, com conexões perfeitas com hotéis, restaurantes, bem como perfeitamente sincronizados com o tempo e as distâncias, que são enormes, ida e volta 3.380 Km, atravessando os estado do Pará, Maranhão, Piauí e adentrando do Ceará. Esse rico roteiro já foi de forma resumida publicada no Boletim do Museu de Geociências da UFPA, o BOMGEAM: “Roteiro para trabalho de campo em Geologia Introdutória” de autoria de Francisco de Assis Matos de Abreu, José Fernando Pina Assis, Ádria Kanome Mori Soares, Maria Beatriz Marinho Rios, Letícia Luz Assunção Moraes da Silva & Fernanda Batista Ferreira”, BOMGEAM, 2 (4), 2016: 29-30. Dado a sua importância e excelente organização recomendamos a sua publicação na íntegra neste Boletim, no próximo número.

É um roteiro geológico ideal para estudantes avançados de geologia, professionais geólogos e geógrafos, ainda também para apreciadores da Natureza e por que não para Geoturismo/Ecoturismo.

Pessoalmente aprendi bastante com esta excursão, não somente em temas geológicos e mineralógicos, mas também sobre o Brasil, relacionamento humano e como cada um vê o Mundo a partir de momentos e tempos distintos ao longo de nossa vida, da juventude à velhice, da adaptação ao meio ao até fugir do mesmo, da tecnologia amiga e facilitadora a complicadora, por vezes desvirtuando o modus vivendi.

 

Figura 1. Esfoliação esferoidal em diabásio parcialmente intemperizado (zona saprolítica) na rodovia à entrada da cidade de Pedro II-PI (04.03.2017); disjunção colunar em arenitos paleozóicos na mina de opala Boi Morto, Pedro II-PI (04.03.2017); arte rupestre em arenitos paleozóicos, Parque Nacional de Sete Cidades, Piracuruca-PI (04.03.2017); fenocristal ou porfiroblasto de albita-oligoclásio geminado no “granito” Chaval, proterozóico, Chaval-CE (07.03.2017).