02 – Estruturas filter-pressing e mingling no Domínio Canindé, Faixa Sergipana

Ano 03 (2016) - Número 02 Artigos

Rosemery da Silva Nascimento & Elson Paiva de Oliveira.

 

A Faixa Sergipana é um importante cinturão orogênico do Precambriano localizado na região nordeste do Brasil, entre o Maciço Pernambuco-Alagoas e Cráton do São Francisco. Nele se destaca o Domínio Canindé, que está localizado em sua porção central. Esse Domínio constitui-se de uma seqüência vulcano-sedimentar denominada de Unidade Novo Gosto, seccionada por uma suíte gabróica e diversos granitos (Gentileza, Lajedinho, Xingó). A Unidade Novo Gosto é formada em geral por quartzo-micaxisto, metagrauvaca, metapelito, metassiltito, metachert, grafita xisto, mármore, rocha cálciossilicática e anfibolitos, truncados por diques máficos e félsicos, assim como corpos gabróicos ricos em Fe-Ti. Os anfibolitos ocorrem intercalados lentes de mámore, metapepelitos e metagrauvacas. Corpos de quartzo-monzodiorito com estruturas do tipo filter-pressing e mingling (Figs. 1e 2) permitiram a formação de bolsões ricos em cristais de feldspato alcalino (ortoclásio), orientados pelo fluxo magmático.

 

Figura 1. Feições de filter pressing (filtragem e prensagem) mostrando injeção de cristais de feldspato alcalino em anfibolito da Unidade Novo Gosto.

 

Figura 2. Feições de mingling (mistura magmática) entre anfibolitos e quartzo-monzodiorito com formação de feldspatos potássicos (imagem a esquerda) e enclaves máficos envoltos numa matriz félsica (imagem a direita).