02 – Cenas e Fatos da 15ª. Semana Nacional de Museus através do Museu de Geociências da UFPA

Ano 04 (2017) - Número 02 Notícias

Marcondes Lima da Costa, Curador do Museu de Geociências da UFPA.

 

O Museu de Geociências participa de forma ininterrupta nas Semana Nacional de Museus desde a sua 9ª. versão. Nesta quinta edição a sua participação foi também expressiva. Em sua organização participaram professores, pesquisadores, alunos de mestrado e doutorado, alunos de graduação e funcionários do Instituto de Geociências, além de parentes, maridos, esposas, namorados e namoradas de parte dos mesmos, sem esquecer dos pesquisadores do ITV. Foi uma semana laboriosa, rica, de muita animação e confraternização comunitária. Acredito que todos que participaram se sentiram em momentos de graça. Em nome de nosso Museu de Geociências aproveito para carinhosamente agradecer a todos. Infelizmente não pode estar presente a querida professora Dra. Thais Sanjad, por motivos de doença, bem que tentou, mas não foi possível. Mas o seu espírito risonho, carinhoso, amável e trabalhador, pairava sobre todas nossas atividades.

A programação final está contida no folder a seguir. Todas atividades previstas foram realizadas, as quais compreenderam: oficinas No Tempo dos Dinossauros, Brincando com os Fósseis, Experimentos de Química, Os Continentes Perdidos, Brincando com Argila, Identificando Minerais e Gemas; Minicursos Introdução aos Minerais, palestras Introdução às Geociências, Vulcanismo; Visitas guiadas ao Museu de Geociências; e o ápice da exposição ocorreu no domingo de manhã, dia 22.05.2017, na Praça Batista Campos com o mote Minérios da Amazônia, quando amostras grandes de minério foram expostas acompanhadas por painéis ilustrativos e sempre com presença de um monitor especializado. Envolveu Minicurso Brincando com Argilas, Identificação de Minerais e Gemas, Casa Mineral, A Tabela Periódica no Celular, Cenários Geológicos, Determinando a Densidade dos Minerais com a Balança de Jolly, Doações de Livros. A equipe foi gentilmente alimentada pela mãezona e família com sanduiches, água, café, entre outros.   Ao final o momento de produção de fotos de toda equipe, foram tantas e tantas. Mas a programação não se limitou tão somente o já apresentado. No sábado, dia 20.05.2017 realizamos nossa viagem de barco pela Ilha das Onças, e voltamos ao mesmo sítio da viagem realizada no ano passado. Também foi ótima. O Heitor, filho do casal Glayce-Tinho, em sua ingenuidade de criança concluiu que os caranguejos produzem a lama. Faz sentido, já que vivem na lama. Ele coletou duas amostrinhas de argila. Ele promete.

Mas a programação somente se encerrou de fato no dia 22.05.2017 após a visita da Basílica de Nazaré com o mote: Rochas e minerais ornamentais e estruturais da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Participaram dessa visita alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Pará. Foi mais uma oportunidade de conhecer e admirar a linda obra arquitetônica da Basílica, com o rico emprego de rochas ornamentais, em especial mármores e granitos procedentes da Europa. Explorou-se muito a beleza promovida pela riqueza de cores dada pela diversidade de mármores e ordem (simetria) dos elementos construtivos e decorativos.

 

Figura 1. a) Folder apresentando toda a programação da 15ª. Semana Nacional de Museus realizada pelo Museu de Geociências da UFPA. Layout de Roseane Norat, Marcondes Costa e Pabllo Henrique.

 

Figura 1. b) Folder apresentando toda a programação da 15ª. Semana Nacional de Museus realizada pelo Museu de Geociências da UFPA. Layout de Roseane Norat, Marcondes Costa e Pabllo Henrique.

 

Figura 2. Cenas de escolares durante as atividades no Museu de Geociências com oficinas e minicursos.

 

Figura 3. Cenas de escolares durante as atividades no Museu de Geociências com oficinas e minicursos.

 

Figura 4. Cenas de escolares durante as atividades no Museu de Geociências com oficinas e minicursos.

 

Figura 5. Cenas da paisagem ribeirinha no entorno de Belém em viagem realizada no dia 20.05.2017.

 

Figura 6. Cenas da paisagem ribeirinha no entorno de Belém em viagem realizada no dia 20.05.2017.

 

Figura 7. Cenas das atividades realizadas na Praça Batista Campos, em Belém.

 

Figura 8. Cenas das atividades realizadas na Praça Batista Campos, em Belém, com a participação das crianças.

 

Figura 9. Cenas das atividades realizadas na Praça Batista Campos, em Belém. Expositores de minérios.

 

Figura 10. Cenas da visita a Basílica de Nazaré com objetivo de apreciação a diversidade de rochas ornamentais (em colunas, piso, altares, pórticos) e ao Museu do Círio (joias e artesanato em miriti).