20 – A interação pesquisa científica, ensino médio e a preservação do patrimônio cultural

Ano 02 (2015) - Número único Artigos

Roseane da Conceição Costa Norat, Alex de Oliveira

 

Os desafios da educação no país exigem estratégias que possibilitem o acesso às diversas áreas do conhecimento, buscando maior atratividade e incentivo à pesquisa entre crianças e jovens. O projeto Mineralogia Aplicada ao Estudo de Materiais e sua Conservação na Engenharia Militar da Amazônia, financiado pelo CNPq, permitiu aplicar tais conceitos. Dentre seus objetivos destaca-se o de contribuir para o entendimento dos processos naturais e antrópicos de alteração e degradação de materiais de construção de monumentos históricos da Amazônia além de estimular o caráter de pesquisa e extensão entre a academia e a sociedade, contribuindo para a formação de mulheres nas carreiras de ciências exatas e engenharias.

 

Fig. 1. Visita ao Museu de Geociências da UFPA de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aldebaro Klautau, com bolsistas do projeto financiado pelo CNPq, que incentivou a participação de alunas do ensino médio na pesquisa científica.

 

 

Tendo como instituição co-executora uma escola pública de ensino fundamental e médio de bairro periférico de Belém/PA, o projeto incentivou a integração de professores da universidade, escola e bolsistas, dentre os quais duas meninas do ensino médio e uma de graduação em Geologia. Ao longo dos anos de 2014 e 2015, os bolsistas puderam vivenciar ao lado dos pesquisadores da universidade, experiências em trabalhos de campo, coletas de materiais, atividades em minicursos e exposições, visitas e atividades em laboratórios, com o acompanhamento e supervisão dos professores orientadores. A integração da comunidade estudantil da escola se deu por meio de visita à universidade e ao Museu de Geociências e na participação em eventos com aulas e palestras. O foco da pesquisa em fortificações permitiu a interface com aspectos históricos e de valorização da memória cultural. A experiência foi exitosa em diversos aspectos e por evidenciar a importância dos espaços não-formais no processo de ensino aprendizagem em que tal mediação promove a interação de diálogos e possibilita a todos avançarem em seus conhecimentos. A conexão da equipe com atividades práticas visando o repasse de conhecimento específico, foi fundamental para oportunizar o aprendizado dos diversos conteúdos abordados, com o fomento ao caráter de interdisciplinaridade nas pesquisas que integrou a tecnologia da conservação e do restauro às geociências, química, biologia, engenharias, arquitetura e história.