04 – “AZORES GEMS AND MINERALS” – Envolva-se na riqueza e arte que a natureza dos Açores oferece!

Ano 12 (2025) – Número 2 – Fulgurites, Gastroliths, Aluminium, Crônicas Artigos

AZORES GEMS AND MINERALS” –  

Envolva-se na riqueza e arte que a natureza dos Açores oferece!

Immerse yourself in the richness and art that the nature of the Azores has to offer!

 

10.31419/ISSN.2594-942X.v122025i2a4SH

 

Susana Horta1*

Antero Fraga1

          1Azores Gems and Minerals, São Miguel Açores, Portugal, susana.horta@live.com.pt
 
*Autora para correspondência
Received on January 25, 2025; revised and accepted on January 31, 2025.

 

ABSTRACT

Azores Gems and Minerals strives to uncover the geological richness of the Azores, converting its minerals and gems into unique jewelry and single collection objects. Normally restricted to academic research, these natural treasures became accessible to the public, through the brand’s pieces, which combine art and scientific rigor. Each item, made of minerals such as sandy olivines, peridots, and dendritic agates, among others, is accompanied by a gemological report, which provides details about the origin, characteristics as well as a small description about the mineral. Sustainability is an essential foundation of the brand, manifested in ecologically correct actions, such as reducing waste, consciously collecting materials and returning surplus materials to their natural habitat. Azores Gems and Minerals, in addition to selling its products, acts as a representative of the identity of the Azores, encouraging the recognition of the region’s unique geological heritage. Combining nature, science and art, the brand promotes a deeper appreciation of the natural wealth of the Azores, promoting its conservation for future generations.

RESUMO
A Azores Gems and Minerals empenha-se em desvendar a riqueza geológica dos Açores, convertendo os seus minerais e gemas singulares em joias e objetos de coleção únicos. Normalmente restritas as pesquisas acadêmicas, esses tesouros naturais tornaram-se acessíveis ao público, através das peças da marca, que combinam arte e rigor científico. Cada item, feito de minerais como olivinas em granulometria areia, peridotos, e ágatas dendríticas, e outros vem acompanhado de um relatório gemológico, que fornece detalhes sobre a origem, características além de uma pequena descrição sobre o mineral. A sustentabilidade é um alicerce essencial da marca, manifestada em ações ecologicamente corretas, tais como a diminuição de resíduos, a coleta consciente de materiais e a devolução de materiais excedentes ao seu habitat natural. A Azores Gems and Minerals, além de comercializar os seus produtos, atua como uma representante da identidade dos Açores, incentivando o reconhecimento do patrimônio geológico singular da região. Combinando natureza, ciência e arte, a marca promove uma apreciação mais profunda da riqueza natural dos Açores, promovendo a sua conservação para as próximas gerações.

 

O arquipélago dos Açores, famoso por suas impressionantes paisagens vulcânicas e encanto natural, proporciona mais do que apenas um espetáculo visual. No cerne deste arquipélago, surgiu a Azores Gems and Minerals, marca com registo em Portugal, que combina a beleza da bijuteria com a ciência da mineralogia, proporcionando produtos de excelente qualidade para entusiastas e colecionadores.

 

Figura 1 -Arquipélago dos Açores – Criação e Organização: Geografia na Internet: www.geogeral.com/.

 

 

Figura 2 – Símbolo da marca Azores Gems and Minerals.

 

A empresa surgiu da necessidade de dar a conhecer as gemas e os minerais encontrados nos Açores, restritos às publicações científicas, de difícil acesso à comunidade em geral. Ela é composta por 4 elementos: um artesão, registado no centro de artesanato dos Açores, um relações-públicas, uma responsável de negócios internacionais e uma gemóloga. Houve a necessidade de inclusão da Azores Gems and Minerals no artesanato local a fim de faciltar a obstenção de um sêlo de nome “Marca Açores”. O sêlo é atribuido pelo Governo dos Açores que assume a “Marca Açores” como um dos pilares impulsionadores da promoção interna e externa da Região Autónoma dos Açores. Já foi solicitado por parte da Azores Gems and Minerals que está a aguardar a sua atribuição.

Criada por entusiastas dos minerais e da beleza natural dos Açores, a Azores Gems and Minerals tem como objetivo proporcionar ao público uma vivência singular, que une o aspeto estético ao científico. A marca é especializada na comercialização de coleções e bijuterias com minerais e gemas recolhidos exclusivamente nos Açores. São artigos que não apenas realçam a beleza dos minerais, como também fomentam a sensibilização acerca da sua origem, importância e preservação.

 

Figura 3 – Imagens de São Miguel Açores – Portugal – Autoria de Susana Horta. Freguesia das Furnas, lagoa das Furnas, Senhora da Paz – Vila Franca Campo, lagoa das Sete Cidades, Ilhéu de Vila Franca Campo e cascata da Ribeira dos Caldeirões – Nordeste.

 

Cada elemento é meticulosamente escolhido e estudado, possibilitando à marca disponibilizar uma ampla variedade de alternativas, que vão desde colares, pulseiras, brincos, anéis e coleções em caixas para colecionadores. As peças são montadas com os seguintes minerais: olivinas em granulometria areia, peridotos, augitas, aventurina, pedra-pomes, basalto, ágatas (entre elas as dendríticas), calcedónias, jaspes, ortoclásio, quartzos e madeira petrificada. A Azores Gems and Minerals desenvolveu uma coleção de bijuterias voltada para aqueles que apreciam a combinação entre moda e natureza.

 

Figura 4 – Recolha e estudo de minerais com a participação muito especial do Prof. Dr. Marcondes Lima da Costa na ilha de São Miguel Açores – Portugal, acompanhado com um elemento da equipa Azores Gems and Minerals. Praia da Povoação,  lagoa São Brás, Poços dos Mosteiros, Vista do Rei das Sete Cidades e Lagoa das Sere Cidades.

 

 

Figura 5 – Ágata dendrítica, olivinas em areia, e peridotos, augita, obsidiana (https://gmga.com.br/06-uma-obsidiana-da-lagoa-das-sete-cidades-da-ilha-de-sao-miguel-acores-portugal/#google_vignette)  e olivinas em basalto de São Miguel Açores – Portugal.

 

As caixas de coleção da Azores Gems and Minerals foram pensadas para satisfazer colecionadores e entusiastas da ciência. Cada caixa é estruturada para realçar as características únicas de cada mineral sendo utilizado como suporte uma matéria-prima recolhida nos Açores: o Bambu.

 

Figura 6 – Caixas de minerais e rochas para venda a colecionadores.  – São Miguel Açores – Portugal. Caixa com 1 Xenólito, caixa com obsidiana, Olivinas em basalto, augita, pedra pomes, escória vulcânica negra, escória vulcânica vermelha, xenólito, basalto negro, basalto cinza e caixa com obsidiana (https://gmga.com.br/06-uma-obsidiana-da-lagoa-das-sete-cidades-da-ilha-de-sao-miguel-acores-portugal/#google_vignette). Para suporte das pedras com maiores dimensões é utilizado bambu.

 

As peças de bijuteria bem como as caixas de coleção são acompanhadas por um código QR que fornece ao cliente um reporte gemológico que contém informações como: nome do mineral, origem geográfica, cor, transparência, se é tratada ou não e, por fim, uma pequena história sobre o mineral. Essa estratégia incentiva a aprendizagem sobre minerais e o respeito pela diversidade mineralógica dos Açores. Este reporte gemológico tal como o selo Açores (selo aprovado pelo Governo dos Açores) é o que assegura aos clientes que a origem geográfica dos minerais utilizados nas peças é exclusiva dos Açores.

 

 

Figura 7 – Exemplo de peças de bijuteria desenvolvidas e confecionadas por Azores Gems and Minerals. Os minerais aplicados são peridotos, augita e olivinas em areias meticulosamente selecionados. A matéria-prima utilizada pela Azores Gems and Minerals é colocada em medalhões, tubos, e frascos com vários tamanhos e feitios. O material utilizado nos cordões e pulseiras é vidro, acrílico, aço inoxidável e fio de nylon.

 

Figura 8 – Exemplo do Report Gemológico da Azores Gems and Minerals. Contém informações como: nome do mineral, origem geográfica, cor, transparência, se é tratada ou não e, por fim, uma pequena história sobre o mineral.

 

Figura 9 – Exemplo de códigos QR utilizados pela Azores Gems and Minerals na venda das suas peças.

 

A Azores Gems and Minerals vai além de uma marca, sendo também um meio de educação e sensibilização. A marca tem como intuito a divulgação e promoção dos Açores e dos seus minerais sendo direcionada para o turismo e para os emigrantes açorianos.

 

Figura 10 – A — Página do Facebook / B – Canal do Youtube / C – Página do Instagram.

 

Figura 11 – Entrevista dada à RTP Açores em 30.12.2024, estação de televisão da Região Autónoma dos Açores. Poderá ouvi-la na integra no canal do Youtube – Azores Gems and Minerals ou em (https://www.facebook.com/watch/?v=1109369203739536).

 

A marca prioriza a sustentabilidade nas suas operações, fomentando a harmonia entre a extração de minerais e o ambiente. A empresa implementa práticas que reduzem o impacto no meio ambiente, desde a seleção de materiais até à conceção dos seus produtos. Quando se procede à recolha dos minerais que são utilizados, por exemplo em praias e ribeiras, a marca tem a preocupação de recolher o lixo encontrado e de devolver os minerais que não utiliza à sua origem a fim de não prejudicar o ambiente geológico.

 

Figura 12 – Objectos metálicos, cacos de azulejos, sea glass e vidros do mar, https://gmga.com.br/05-sea-glass-e-beach-glass-seu-uso-em-joias-artesanato-e-coleccoes-a-partir-do-arquipelago-dos-acores-portugal/ e https://gmga.com.br/03-some-sea-glass-pebbles-from-sao-miguel-azores-portugal-physical-features-chemistry-and-potential-raw-materials/,  recolhidos no mar da ilha de São Miguel Açores – Portugal.

 

A diferenciação da marca é o facto da nossa matéria-prima ser de origem açoriana, ou seja, todos os minerais são recolhidos no arquipélago. A garantia que as matérias-primas são originárias dos Açores é percebida pelos clientes através da credibilidade e confiança da marca. Essa credibilidade e confiança é assegurada: pelo facto de estarmos habilitados, através da nossa gemóloga, de emitir reportes gemológicos; pelo facto da nossa marca estar registada em Portugal e, por fim, mas não menos importante, pelo facto de haver um grande apoio por parte da comunidade académica, da Universidade Federal do Pará – Brasil, que valida as descobertas da marca.

 

Figura 13 – Areias colocadas em tubo de acrilico e em frasco vidro, em cordões de aço inoxidável. Nas areias selecionadas encontram-se vários minerais e rochas tais como, olivinas (peridoto e faialita), diópsido, augita, quartzo, escória vulcânica de várias cores, vários tipos de basaltos como xenólitos, dacitos, etc.

 

A Azores Gems and Minerals endereça um especial agradecimento à equipa de colaboração da Universidade Federal do Pará – Brasil que é integrada pelo Professor Doutor Marcondes Lima da Costa, pelo Professor Doutor Pablo Santos, pela Doutora Glayce Valente e pelo Doutor Igor Rocha que muito têm apoiado este projeto. Por fim, a marca agradece ao Senhor Luís Castelo Branco por ter sido o elo entre a marca e a comunidade académica anteriormente referida e à Dona Ana Clara Castelo Branco pela criação do logótipo. A todos os envolvidos um muito obrigado!

Se for um entusiasta de minerais ou um colecionador em busca de itens exclusivos, a Azores Gems and Minerals convida-o a descobrir o que os Açores têm de mais valioso para lhe proporcionar.

 

Equipa Azores Gems and Minerals: Susana Horta, Dario Pinto, Antero Fraga e Alexandra Mota

Contato – azoresgemsandminerals@gmail.com

Redes Sociais – YouTube – Azores Gems and Minerals, Facebook – Azores Gems and Minerals e Instagram – Azores Gems and Minerals.