03 – BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIUNAS-PA: UMA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA GEOQUÍMICA DE ÁGUAS E SEDIMENTOS

Ano 11 (2024) - Número 2 - Crônicas Artigos

10.31419/ISSN.2594-942X.v112024i2a3HH

 

Helmut Höhn (in memoriam)

Geólogo, amante do diamante e Ex-mestrando do PPGG sob orientação do Prof. Marcondes Lima da Costa, IG/PPGG, PPGPatri, UFPA, marcondeslc@gmail.com

 

INTRODUÇÃO DE MARCONDES LIMA DA COSTA

Em abril de 2024 ao dar continuidade a organização de minha papelada e documentação física colecionada ao longo de minha vivência como aprendiz da vida, estudante de geologia e das geociências e como professor da Universidade Federal do Pará, me deparei com o documento intitulado BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIUNAS-PA: UMA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA GEOQUÍMICA DE ÁGUAS E SEDIMENTOS elaborado pelo geólogo Helmut Höhn, com 22 páginas, ilustrado, datado de outubro de 2007. Foi então que me lembrei que ele, meu ex-mestrando e amante da vida, e dos minerais, em especial do diamante, viera a minha pessoa, e o apresentara como um projeto sonhado por ele, e que queria torná-lo realidade. Ao lê-lo, concluí ser da maior importância, mas muito grandioso, cuja execução dependeria de uma grande equipe multidisciplinar e a envolver várias instituições e empresas, além, é claro, dos altos custos. Ele ficou de certa forma decepcionado com a minha manifestação. Ele sempre subestimava os custos e simplificava os procedimentos corporativos, como pode ser comprovado no documento apresentado. Era um grande sonhador, tinha muitos planos e conhecia a Amazônia nos seus mínimos detalhes, mas partiu muito cedo. Ele deixou comigo outra proposta de projeto que deixarei para comentar em outra oportunidade.

Porém o que mais me chamou atenção, foi que de pronto me lembrei do grandioso projeto BACKGROUND SOLOS E ÁGUA BACIA DO RIO ITACAIÚNAS desenvolvido pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV) de Belém do Pará sob a coordenação técnico-científica do prof. Dr. Roberto Dall´Agnol. Eu participei parcialmente do referido projeto e registrei a minha participação na primeira reunião na sede do ITV-Belém, Rua Boaventura da Silva, 955, ocorrida em 17 de fevereiro de 2016, entre 14-16 h. Na verdade o projeto guarda-chuva era conhecido como BACKGROUND GEOQUÍMICO, cujas Palavras-Chave eram: Geoquímica, solo, sedimento de corrente, água superficial, Carajás, Bacia do rio Itacaiúnas, Background geoquímico, mapa geoquímico. A bacia do rio Itaicaiúnas foi selecionada por representar a bacia hidrográfica sob o domínio dos principais depósitos minerais de Carajás: ferro, cobre, manganês, níquel e ouro, além dos recém-surgidos núcleos urbanos, em especial Parauapebas, Canaã dos Carajás, Serra Pelada, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, entre outros. O projeto Background Geoquímico tendo como bacia piloto a do rio Itacaiúnas foi desenvolvido com grande sucesso e parte dos seus resultados estão disponíveis em publicações de alto nível, e é por enquanto o único em toda região Amazônica, e um dos poucos em todo Brasil. É uma pesquisa exemplar a ser seguida e aplicada em várias regiões do País.

Aproveito para publicar em nosso Boletim o sonho de Helmut Höhn, o Projeto BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIÚNAS-PA: UMA AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA GEOQUÍMICA DE ÁGUAS E SEDIMENTOS, que mais tarde, provavelmente, sem ter tido conhecimento, foi grandiosamente desenvolvimento pelo ITV-Belém. Certamente Helmut está orgulhoso com este acontecimento. A seguir apresenta-se uma das publicações do projeto BAKCGROUND GEOQUÍMICO na Bacia do Rio Itacaiúnas desenvolvido pelo ITV-Belém.

Feijó, 5 de maio de 2024.

Marcondes Lima da Costa

 

Clique para baixar o PDF do artigo completo