01 – VIAGEM PITORESCA ESTRADA REAL EM MINAS GERAIS

Ano 06 (2019) – Número 03 Notícias

O Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA) está organizando a sua terceira VIAGEM PITORESCA e desta vez denominada de VIAGEM PITORESCA ESTRADA REAL EM MINAS GERAIS sob liderança do geólogo Luiz Cláudio Lima (lclima1958@gmail.com) que abraçou essa iniciativa com grande entusiasmo. Desde já o GMGA lhe agradece com todo carinho. Essa Pitoresca será realizada no período de 13 a 17 de maio de 2019, na semana que antecede o evento máximo da exploração mineral no Brasil, SIMEXMIN 2020, que ocorrerá, como já é tradição, em OURO PRETO-MG.
Apresentamos a seguir a programação preliminar simplificada, concebida por Luiz Cláudio, ouvindo os colegas. Uma programação completa e ilustrada será divulgada em breve:

1º. Dia – Quarta-feira – (13.05.2019) – 7:00 horas da Manhã. Saída de Van do Hotel Ibis Aeroporto – Confins / MG para início do dia de visita à Cordisburgo (Grutas Calcáreas Lapinha e Maquiné) (cerca de 109 Km distante do hotel / 1:40 h horas de viagem), depois segue-se por mais 179 Km / 02:30h de viagem, até o local de pernoite em Diamantina, caso haja tempo pode-se fazer uma visita em garimpo de diamante/ouro em aluvião. À noite visita ao prédio do Eschwege, Igrejas históricas, ruas e arquitetura da cidade.  Almoço em Curvelo. Seresta à noite após o jantar em Diamantina (No restaurante do Hotel ou outros locais a escolher). Uso de bateia para concentrados no rio.

 

2º. Dia – Quinta feira – (14.04.2019) – Saída de Diamantina no sentido de Serro (Estrada Real), visitação à fabricação de queijo/ cachaças. Em Serro visita à Igrejas históricas e à cidade.

Alternativa de passagem para Visita na Mina de Ferro em Conceição do Mato Dentro (Angloamerican). Após Serro seguir viagem com alternativas de caminhos e local de pernoite. A escolher.

Em Serro há referências às pepitas de paládio e platina (Hussak, 1904; Guimaraes, 1958; Faria, 2019).

1 – Viagem de Serro para pernoite na Serra do Cipó, com cachoeiras e natureza de serrado. Caso possível, segue viagem para pernoite em Santa Bárbara. Depende do tempo dispendido no caminho.

2 – Viagem de Serro para pernoite em Itabira, com possível passagem em Mina de Esmeraldas ou na Vale de Itabira (Mina e barragens).

3 – Viagem direta de Serro para pernoite em Santa Bárbara ou na Serra do Caraça (horário limitado). Passagem pela cidade de Santa Maria de Itabira (esmeraldas?) ou pela Serra do Cipó.

4 – Almoço em Serro ou Conceição do Mato Dentro. Jantar em Santa Bárbara (no Hotel Caraça ou Hotel Florenza), Itabira ou Serra do Cipó, dependendo da escolha e do tempo.

 

3º. Dia – Sexta feira – (15.05.2019) Saída de Santa Bárbara, Itabira ou da Serra do Cipó. Depende da escolha do pernoite da noite anterior. Pernoite em Ouro Preto ou Mariana.

1 – Passagem no Colégio do Caraça / Aqueduto / Pedreira Um (Ultramáficas) / Mina de Ferro / Catas Altas / Lateritas do Morro da Água Quente / Cata Preta no Fonseca/ Bacia Sedimentar Fonseca / Topázio de Antônio Pereira / Perfil da Serra do Caraça / Mariana (Esteatitos / Pedra sabão) e fabricação de utensílios em pedra sabão. Pernoite em Ouro Preto, com visita à igrejas e monumentos na cidade, sarau musical de Choro em Ouro Preto. Almoço no Restaurante do Morro da Água Quente ou em Mariana. Jantar livre em OP.

 

4º. Dia – Sábado – (16.05.20191) Visita Minas Subterrâneas de ouro em Ouro Preto / Morro da Queimada Serra do Itacolomy ou Parque do Andorinha / Mina de Topázio Imperial em Rodrigo Silva / Museu de Minerais de Ouro Preto / Feirinha de minerais e utensílios de pedra sabão em Ouro Preto ou Cachoeira do Campo / Visita Igrejas (qual Igreja: Pilar / outras, com obras de Aleijadinho. Almoço no Restaurante Tabuleiro em Ouro Preto. Jantar livre em OP. Pernoite em Ouro Preto / Mariana.

Mina de Bauxita em Padre Viegas.

Mina de Ouro de Passagem em Mariana (R$ 70.00 / pessoa)

Visita à Cachoeira do Brumado com lavra de esteatito para utensilios

Trem da Vale (R$ 50,00 / pessoa)

5o Dia -Domingo – (17.05.2019) – Visitas à Ouro Preto e Mariana / Viagem no trem da Vale para Mariana / Viagem para Chapada e Lavras Nova/ Viagem para Cachoeira do Campo ou Santo Antônio do Leite.  Almoço em Chapada (José Loreto / Adilson) / Cachoeira do Campo ou Lavras Novas (a definir). Jantar livre escolha em OP. Pernoite em Ouro Preto / Mariana.

OBSERVAÇÕES:

Os custos básicos como transporte e os pernoites durante a viagem pitoresca a partir de Belo Horizonte ainda não foram estabelecidos. Mas em breve os teremos. Da mesma forma o número de vagas ainda está em discussão, que depende dos custos.

Os participantes da referida pitoresca, como ocorreu com duas anteriores, são encorajados a publicar as suas impressões e os seus conhecimentos adquiridos no boletim do GMGA, o BOMGEAM (http://gmga.com.br/bomgeam/)  desde que atendam às normas e que sejam aprovados pelo comitê editorial da revista.

Inscrevam-se e/ou divulguem esta oportunidade de conhecer uma parte belíssima da história do Brasil do século XVII, XVIII (Estrada Real, Influência dos minerais no desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil), aspectos geológicos, mineração, com destaque para ouro, diamante, ferro, esteatitos, topázio imperial, esmeraldas, etc.

Inscreva-se através do e-mail: marcondeslc@gmail.com.

PS: Lembrando que aqueles que se inscreverem, deverão em data a ser divulgada, realizar pagamento antecipado para custear despesas com entradas em locais específicos, reservas de hotéis, reserva de Van e outras despesas preliminares.

Marcondes Lima da Costa, dezembro de 2019.