05 – Trilha ao cânion do Itaimbezinho

Ano 03 (2016) - Número 03 Artigos

Clóvis Maurity (Pesquisador ITV) & Márcia Zenf (Fotógrafa – Papanduva-SC).

 

O cânion do Itaimbezinho localizado nos limites dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi visitado com o objetivo de conhecer àquela paisagem dominada pelos basaltos da Formação Serra Geral da Bacia do Paraná, um dos maiores eventos vulcânicos que a Terra já teve (MELFI et al. 1988). A região tem vários cânions cujo o conjunto é denominado Parque Nacional de Aparados da Serra – Grande, atrativo turístico com várias rotas de trilhas controladas pelo ICMBio (Figura 1). Para percorrer a trilha o visitante necessita de guia especializado. Foi percorrido cerca de 3 km subindo o rio Do Boi, pela sua margem ou ao longo do seu leito entre os paredões de basalto com alturas de mais de 800 metros (Figuras 2 e 3). É possível observar as variedades texturais e/ou composicionas das sequências de derrames vulcânicos que ocorreram a 132,4 ± 1,1 M.a. (Nardy, 1995), através dos seixos no leito do rio. Alguns seixos coloridos e de várias texturas foram coletados para estudo da composição mineralógica, além de outros que estão expostos no MUGEO como parte do seu acervo (Figura 4).

 

 

REFERÊNCIAS

Nardy, A. J. R. Geologia e petrologia do vulcanismo mesozóico da região central daBacia do Paraná. Tese de Doutorado IGCE-UNESP. Rio Claro, 1995.

Melfi, A. J; Piccirilo, E. M.; Nardy, A, J, R. Geological and magmatic aspects of the Paraná Basin – an introduction .In: MELFI, A.J. The Mesozoic flood volcanism of the Paraná Basin. São Paulo, Universidade de São Paulo, 1988. (p.01-11).