05 – Calcedônias Graça, Sudeste do Maranhão, Bacia do Parnaíba

Ano 03 (2016) - Número 01 Artigos

Tauan Henrique Bittencourt Lima da Silva, IC-Faculdade de Geologia/IG/UFPA, Rosemery da Silva Nascimento, Faculdade de Geologia/IG/UFPA, Marcondes Lima da Costa, Curador do Museu de Geociências/IG/UFPA, Érico Rodrigues Gomes, IFPI.

 

Em trabalhos de campo realizados pelos professores Marcondes Lima da Costa e Érico Gomes, em companhia da Sra.Graça,a proprietária da área, e amigas, foi realizado o reconhecimento geológico e coleta destas calcedônias para avaliar seu possível potencial econômico. Estudos preliminares mostram que estas calcedônias são semitranslucidas, apresentam aspecto leitoso, bandamento embora mais restrito, e inclusões de feições dendríticas (Figura 1). O bandamento representado por alternância de cores brancas e marrons a avermelhadas representa alternância mineralógica, em que as marrons incluem inclusões micrométricas de óxidos de ferro, enquanto os dendritos são formados por óxidos de Mn (Figura 2). As calcedônias Graça se prestam em parte ao polimento e nestas condições elas ressaltam o seu bandamento, e os aspectos leitoso e dendrítco mostrando que elas tem potencial gemológico (Figura 3).

 

Figura 1. Amostras polidas de Calcedônias Graça, com diferentes cores e texturas.

 

Figura 2. Resultados de análises do MEV-EDS, detalhando a composição dos dendritos que algumas das calcedônias contêm, ocorrendo picos de SiO2 e MnO, subordinadamente observa-se o Ba e traços de Fe.

 

Figura 3. Resultados de análise de Raman comparando as amostras de Calcedônia Graça (pré-polimento) com uma amostra de crisoprásio (variedade de calcedonia) gemológico polido, é possível notar que os picos se repetem.

 

REFERÊNCIAS

MOXON, T. & REED, S.J.B., 2006, Agate and chalcedony from igneous and sedimentary hosts aged from 13 to 3480 Ma: a cathodoluminescence study. Mineralogical Magazine, 70 (5): 485-498FLÖRKE, O.W., GRAETSCH, H., MARTIN, B., ROLLER, K., WIRTH, R., 1991. Nomenclature of micro and non-crystalline silica minerals, based on structure and microstructure. Neues Jb Mineralog. Abh. 163, 19–42.