BOMGEAM 2019 NÚMERO 2

Ano 6 (2019) – Número 2 Editorial

 

Caros Leitores do BOMGEAM,

Disponibilizamos o número 2 (2019) do nosso boletim BOMGEAM que traz como sempre muitas contribuições interessantes e até mesmo importantes para uma boa parcela de nossos leitores atuais e futuros. Neste número os nossos contribuintes abordam temas tais como um passeio geológico por Omã; uma visão crítica do desenvolvimento no Rio Grande do Sul a partir da viagem Pitoresca Gauchesca; uma excursão geológica pelo Nordeste do Estado do Pará (caulim, bauxita e fosfatos); bem como uma visão bonita das calcedônias de Dona Graça, no Maranhão; vale também conferir o trabalho sobre caulim subjacente aos fosfatos de alumínio de Bonito; além do estudo petrográficos de rochas gabroicas lá do Massapê, no Ceará; e por que não procurar entender como o fósforo se encontra nos fragmentos cerâmicos arqueológicos associados às famosas Terras Pretas da Amazônia; finalmente um estudo rápido da bela aquisição do Museu de Geociências, uma amostra de minério de Zn-Pb, representada por esfalerita e galena muito belas, respectivamente. A amostra foi gentilmente doada pelo geólogo Paulo Barbosa da Mineração Santa Elina e pelo prof. Dr. Roberto Vizeu do IG/UFPA em julho passado, a quem registramos os nossos agradecimentos; novas amostras são sempre bem-vindas.

No item notícias informamos sobre o sucesso de nossa participação na 17ª. Semana Nacional de Museus, que foi rica; também sobre nossa memorável visita ao Observatório Magnético de Tatuoca sob a liderança do prof. Dr. Cristiano Martins do IG/UFPA e claro sobre a viagem Pitoresca Gauchesca Tchê, ao Rio Grande do Sul. Informamos que a Dra. Claudete Gindri será a editora convidada do próximo número, dedicado aos trabalhos da Pitoresca Gauchesca.

A próxima viagem Pitoresca do GMGA/Museu de Geociências será realizada em Minas Gerais, sob a liderança do geólogo Luiz Cláudio, e será denominada Estrada Real. Luiz Cláudio está empenhado diariamente na organização da mesma.

 

Boa leitura e ao mesmo tempo aguardamos os comentários de nossos leitores.

Marcondes Lima da Costa

Editor do BOMGEAM