ALGUMAS NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES

Ano 03 (2016) - Número 01 Notícias

O professor Marcondes defendeu no dia 29 de janeiro do corrente o seu memorial de formação acadêmico-científico-profissional (docência) para concorrer à categoria de Professor Titular da UFPA. A banca foi constituída dos professores titulares: Dr. Adolpho José Melfi (USP), Dr. Lauro V. S. Nardi (URGS), Dr. Elson Paiva de Oliveira (UNICAMP) e Dr. João Batista Correa da Silva (UFPA). Professor Marcondes fez uma apresentação de 65 min em PowerPoint para uma plateia que ocupou todo o auditório do Instituto de Geociências e em seguida foi arguido pela banca, que após pequena reunião exclusiva, o aprovou como Professor Titular. Uma festa surpresa e muito bela foi preparada por seus pupilos e colegas, regada a música, declamações de poesias e farta mesa com comida e bebidas refrescantes no Museu de Geociências. O professor Marcondes ficou muito emocionado com tudo e com todos.

 

Imagens da defesa do Memorial de Professor Titular de Marcondes Lima da Costa em 29.01.2016. Imagens de Edna Trindade.

 

 

No período de 18 a 23 de maio de 2016 o Museu de Geociências participará da 14ª. Semana Nacional de Museus, cuja programação preliminar se encontra a seguir. A sua organização está ao encargo do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada. PROGRAMAÇÃO DA 14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. Mais informações sobre a 14ª SNM podem ser obtidas no site do IBRAM: http://www.museus.gov.br/

  • 16/05/2016 ¬ 09h às 12h OFICINA ¬ Brincando com os dinossauros.
  • 17/05/2016 ¬ 09h às 12h VISITA GUIADA ¬ Visita guiada ao Museu de Geociências da Amazônia.
  • 18/05/2016 ¬ 09h às 12h OFICINA ¬ Brincando com os fósseis.
  • 19/05/2015 ¬ 09h às 12h CURSO ¬ Iniciação aos minerais.
  • 21/05/2016 ¬ 08h às 12h OUTROS ¬ Paisagem ribeirinha no estuário do rio Guamá. Local: Percurso de barco ao longo do estuário do rio Guamá.
  • 22/05/2016 ¬ 08h às 12h EXPOSIÇÃO ¬ Minérios da Amazônia. Local: Praça Batista Campos, bairro Batista Campos, Belém ¬PA.
  • 23/05/2016 ¬ 09h às 12h VISITAÇÃO ¬ Rochas e minerais ornamentais e estruturais da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Local: Avenida Nazaré, número 1300, bairro Nazaré, Belém PA.

 

 

A revista Elements em seu volume 12, número 1 (Fevereiro de 2016) dedica-se magistralmente a “Earth Sciences for Cultural Heritage”. Está magnífico, como sempre nesta revista. Temática abordada: Role of geoscience in cultural heritage; archaeological geophysics; geochronology beyond radiocarbon; perspectives from an art Museum; chemical imaging: virtual archaeology; and synchrotron characterization of fossils. Recomendamos a sua leitura.

 

Capa da revista “Elements” volume 12 número 1 2016

 

 

A fantástica revista “der Aufschluss” em sua edição (Ausgabe) 2 2016 (März-April 2016 Jahrgang 67) trás contribuições mineralógicas muito interessantes,  escritas por mineralogistas e não mineralogistas, amantes e hobistas de minerais. Na capa ela estampa belíssimo cristal de cuprita da mina Victoria (Müsen), coleção de G. Helsper. Klaus-Michael Pooch descreve uma joia de Museu no interior da Alemanha (Bettendorf), um sonho do senhor Armin Wilhelm que ele tornou realidade a partir de sua coleção particular. Isto nos falta no Brasil, embora tenhamos alguns casos muito isolados. Outro trabalho que selecionamos aborda a ocorrência de hidrofana (opala) em vulcanitos na Alemanha. Isso nos é pertinente, pois esse nosso número do Bomgeam aborda um pouco as opalas em Pedro II. Aproveitando o gancho da revista “Elements” o “Aufschluss” traz também um excelente trabalho sobre o Wadi El Hitan (Egito), que foi reconhecido pela UNESCO como monumento natural de Herança Cultural, por abrigar rica fauna fóssil. O autor aborda a evolução paleogeográfica, destaca extensas áreas de manguezais fósseis. Ele descreve ainda esqueleto completo da coluna vertebral de uma gigantesca baleia. A paisagem atual é deslumbrante. É mais uma oportunidade para ampliar o seu conhecimento em língua alemã. Neste número do Aufschluss chama atenção a descrição de uma amostra de areia coletada pelo marinheiro Robert James em 7 de março de 1838. Neste dia ele pendurara a sua toalha molhada no mastro do seu veleiro para secar. Veio uma tempestade de areia e entupiu sua toalha com poeira. Ele ficou intrigado com tudo aquilo, coletou o material e enviou a amostra para o naturalista nada mais nada menos do que Charles Darwin. A amostra foi encontrada 170 anos depois e submetida a pesquisas recentes (2010) que comprovaram tratar-se de areias da Depressão Bodélé, com 12 artes de fungos e 15 de bactérias. A Depressão Bodélé tem sido motivo de notícias recentes, pois é uma das fontes de aerossóis que formam uma grande pluma atravessando o oceano Atlântico e atingindo o nosso continente Americano, e até admitida como a área fonte de nossa cobertura argilosa, a Argila de Belterra. Veja só. Vale a pena ler os trabalhos recentes publicados sobre esta hipótese.

 

Capa da revista “der Aufschluss”, Ausgabe (número) 2 2016. Ela ilustra um belo cristal de cuprita, Cu2O.

 

 

 

De 25 a 29 de abril de 2016 realizar-se-á em Búzios-RJ o “International Workshop on REE in Brazil”, um evento de interesse binacional, Brasil-Alemanha, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento tecnológico de aproveitamento das reservas de ETR no Brasil. Pelo lado alemão o projeto é coordenado pelo prof. Dr. Herbert Pöllmann, e pelo Brasil pelo Dr. Reiner Neuman. Os professores Rômulo Angélica e Marcondes Costa entre outros participam como pesquisadores do Brasil. Pode ser um interessante e muito importante projeto. Como parte deste projeto Marcondes e Herbert irão a mina do Pitinga, famosa por sua riqueza em estanho, associado a ETR.

Em Ouro Preto-MG, no período de 15 a 18 de maio de 2016, realizar-se- o 7º. Simpósio de Exploração Mineral (SIMEXMIN 2016), o mais importante evento do setor mineral do País. Para este evento o professor Marcondes foi convidado para proferir palestra sobre Potencialidade Geológica para Mn no Brasil.

Em agosto próximo realizar-se-á o II Amazon Soil, organizado pela UFRA Campus de Capanema, em Capanema-PA, no período de 10 a 13 de Agosto de 2016. O professor Marcondes foi convidado para participar como guia científico da excursão técnica número 1 a (dia 13 de agosto de 2016) com 3 visitas: 1.Município de Bonito (Mineração B&A) – Fetilizante Fosfatado Calcinado; 2.Faz. Prof. Dário (3 perfis) – Solos do Pará; 3.Município de Primavera – Extração de Calcário (Marga) na Jazida da CIBRASA;

Pra quem tem uma graninha boa e gosta de geologia e mineralogia vale a pena pensar e participar do Congresso 2016 da VFMG – Vereinigung der Freunde der Mineralogie und Geologie e.V. (VFMG Sommertagung 2016 in Ramsbeck). Transcorrerá de 02.09. a 05.09.2016 e contempla 6 excursões de um dia sobre geologia, mineralogia, paleontologia, visita a museus, sítios históricos e cada noite duas palestras diariamente, logo o jantar conjunto. Mais detalhes consultem “Der Augschluss” Ausgabe 2 2016. Pessoalmente estou procurando tempo e dinheiro para participar do referido tempo. Oxalá tenha eu sucesso.

O 48º. Congresso Brasileiro de Geologia, que é grandioso, será realizado em Porto Alegre-RS, de 9 a 13 de outubro do corrente ano. Não percam! Mais informações no site http://www.48cbg.com.br/.

Em novembro próximo, de 19 a 22, será realizado o “XXII Congreso Geologico Boliviano”, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, para o qual o professor Marcondes foi convidado para palestrar sobre Intemperismo Laterítico e Potencialidade Mineral. Nesta oportunidade terá a companhia do seu estimado ex-doutorando prof. Dr. Oscar J. C. Fernandes do IFPA.

À convite, e quase uma ordem, o professor Marcondes estará na Alemanha no período de 30.06 a 11.07.2016, para participar da festa de 60 anos do amigão, professor Herbert Pöllmann. Nesta oportunidade ele estará oficialmente de férias.

 

 

No dia 29.03.2016 foi a solenidade de formatura de novos geólogos da Faculdade de Geologia de nossa Universidade. São dezenas de jovens lançados no mercado de trabalho, que infelizmente não mais tem condições de absorvê-los em curto e médio prazo, até onde conseguimos imaginar. É um momento para repensar todo este grandioso investimento pessoal, familiar e nacional!

 

Geólogos UFPA 2016 segundo o convite gentilmente concedido ao professor Marcondes pelo geólogo Daiveson desta turma.

 

 

Para quem gosta de poesia o geólogo Msc Alessandro Sabá Leite apresentou o seu exemplar do livro “A verdadeira história do garimpo da opala de Pedro II” de autoria de Chaguinha Gomes. Para quem admira a opala e a saga dos nordestinos, uma boa leitura.

 

Capa do livro “A verdadeira história do garimpo da opala de Pedro II”, autoria de Chaguinha Gomes.

 

 

 

No dia 22 de março do corrente o Museu de Geociências recebeu visitas de 45 estudantes idosos do Programa Universidade da Terceira Idade – UNITERCI da Faculdade de Serviço Social. Os visitantes, bastante atenciosos e curiosos, foram recebidos pelos geólogos e mestrandos Pabllo Santos e Leonardo Negrão e pela bióloga e doutoranda Laís Aguiar. Eles ficaram encantados com o nosso humilde Museu. Um excelente aprendizado para todos nós. O aprendizado é um processo continuado e inebriante.

 

Visitantes da Terceira Idade ao Museu de Geociências em 22.03.2016. Imagem de Pabllo Costa.

 

 

 

Novidade no mercado de minerais no Brasil. O senhor Botelho, um paraense dedicado ao garimpo mineral e comércio de pedras preciosas e do artesanato e da arte lítica, apresentou ao professor Marcondes uma novidade. Exemplares de minerais bonitos e raros embutidos em resina incolor e transparente e então lapidados na forma esférica. O professor Marcondes adquiriu um desses exemplares representado por um belíssimo agregado de rutilo dourado que surge de hematita especular placosa. O valor fica em segredo, pra não assustar. Esse rutilo procede sem dúvida do único lugar no País, Novo Horizonte-BA, onde já estive em companhia do Prof. Dr. Herbert Pöllmann, Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica, Carlos Tadeu Cassini e o seu Pai, e Sérgio Paraíba, com muito orgulho nossos pupilos, exceto é claro, o pai do Cassini. Inclusive descemos pela corda até o fundo da cava e vimos os veios de quartzo com rutilo dentro dos “riolitos pórfiros”, a rocha encaixante.

 

Rutilo fluindo de hematita placosa inserido em resina transparente. Peça do acervo do prof. Marcondes (imagem capturada pelo próprio).

 

A mesa do jantar saboreando uma “latinha” em Novo Horizonte, Rômulo, Herbert, Marcondes, Carlos Cassini e seu Pai; B: Rômulo, Cassini, Marcondes e Sérgio; C: Entrada da cava do Bicano, onde descemos para observar in loco o quartzo rutilado; D: Veio de quartzo com rutilo encaixado no riolito pórfiro. Todas as imagens são do acervo de Marcondes Lima da Costa capturadas em 17.03.2011.

 

 

 

O próprio senhor Botelho trouxe outro entalhe bonito sobre o que ele denominou de biotita vermelha. O nome do mineral chamou logo atenção, pois se conhece biotita apenas como mineral preto. O motivo entalhado é a cabeça de um cavalo. Mas a rocha é na verdade um mármore vermelho bandado (alternância de bandas vermelhas e brancas) constituído principalmente de calcita microcristalina (DRX). A cor vermelha parece ser emprestada por hematita também microcristalina disseminada nas bandas vermelhas.

 

Opalas laranja a de fogo garimpadas na região de Tucuruí segundo o Senhor Botelho. A maior tem
3 cm de comprimento. Imagem de Marcondes Lima da Costa.

 

Ainda do seu Botelho. Ele trouxe alguns exemplares de opala laranja a de fogo da região de domínio de Tucuruí. Foram fragmentos de 1 a 3 cm, com cor forte, atraente. Ele está empolgado com a descoberta. No meio delas colocaram dois fragmentos de resina de jatobá, visualmente de muita semelhança, porém é leve e se deixa riscar facilmente.

 

 

 

A réplica da St. Edward´s Crown em construção com muito entusiasmo pelo médico Wirley de Barros encontra-se em fase avançada e já suscita interesse pela mídia. A Dra. Suyanne Flávia já analisou grande parte de suas 444 pedras (minerais de gema, pedras preciosas) lapidadas, adquiridas pelo Sr. Wirley. A réplica já é do conhecimento da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, que respondeu prontamente a carta enviada por este, comunicando o seu intento e convidando-a a participar do lançamento da mesma.

 

Saint Edward`Crown. O Sr. Wirley de Barros está montando uma réplica da mesma.

 

Como parte da disciplina Geologias Introdutórias que é ministrada por vários professores, com a coordenação do professor José F. Pina, os professores Marcondes e Rosemery, com apoio de estudantes de PG, abordaram o tema intemperismo, formação de solo e lateritização, de forma básica. Para esta oportunidade foram convidados professores e pesquisadores do Museu Goeldi, UFRA e do ITV, que fizeram palestras sobre tema de sua especialidade em nível acessível aos alunos iniciantes do curso de Geologia UFPA. As aulas teóricas foram complementadas com prática de campo em área da UFRA com o apoio do professores Anderson Braz e Sérgio Brazão da UFRA.