03 – VIAGEM PITORESCA GAUSCHESCA TCHÊ

Ano 6 (2019) – Número 2 Notícias

Marcondes Lima da Costa

 

O GMGA- Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada realizou com grande sucesso a sua segunda viagem Pitoresca no Brasil, desta vez ao Rio Grande do Sul. A viagem foi organizada com grande entusiasmo e eficiência pela Recém-Doutora Claudete Gindri, então doutoranda da UFRGS, sob orientação do prof. Dr. Rubens Kautzmann (Universidade La Salle), que também foi um organizador de alta eficiência desta viagem pitoresca.

A viagem transcorreu entre os dias 25 a 31.05.2019 sem percalços e com muita alegria e aprendizado em todos os aspectos, sob diferentes condições climáticas, em alguns momentos quase adversas, mas enfrentadas. Logo na noite do dia 25 fomos calorosamente recepcionados com um lauto churrasco gaúcho sob a batuta de Claudete. Foi um momento grandioso, saboroso.

Participaram da referida pitoresca:

  1. Prof. Dr. Marcondes Lima da Costa (Organizador, Docente UFPA);
  2. Profa. Dr. Rosemery da Silva Nascimento (Docente UFPA;
  3. Anderson Martins de Souza Braz (Doutorando PPGG/UFPA;
  4. Ubirajara Fernandes Kimmemgs (Aposentado);
  5. Milson Xavier (Aposentado SEFA); engenheiro e geólogo, autônomo;
  6. Edna Cabral (IEC), pedagoga;
  7. Claudete Gindri, Engenheira, doutoranda IG/UFRGS;
  8. Prof. Rubens Kautzmann, Universidade La Salle; e
  9. Luiz Cláudio Lima, geólogo sênior, MASA.

 

Cumprimos quase toda a programação prevista e ainda foi inserida uma nova oportunidade geológica, arqueológica e cultural. O contato com a vida mineral foi intensa, e se sentiu na própria pele e com orgulho, o envolvimento do estado do Rio Grande do Sul também a atividade das riquezas minerais, que vem aumentando nos últimos tempos, com destaque para Pb-Zn-Cu, fosfatos, carvão, calcário, calcário dolomítico, ametista e ágata. Constata-se atualmente uma ligeira sintonia entre mineração e atividades agrícolas, retomadas nos últimos dois anos.

Destaca-se também a agricultura desde em escala familiar a business, além do agronegócio em sua amplitude, sem esquecer a vinicultura forte e crescente. Associado a tudo isto está o turismo, que cresce ao lado da cordialidade do povo do Rio Grande.

O próximo número do BOMGEAM, 3 (2019), será dedicado aos trabalhos dos participantes da viagem Pitoresca Gauchesca Tschê. Não percam. No presente número o colega Milson Xavier descreve o percurso e as impressões colhidas por ele sobre a presente viagem (A MINERAÇÃO E O USO DA TERRA NO DEBATE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O CASO DO RIO GRANDE DO SUL). Apreciem o mesmo para ter uma ideia do que virá em breve. Teremos muitos contos e dados interessantes, não percam.

Nesta oportunidade aproveito para agradecer o carinho e a dedicação de Claudete Gendri e do prof. Rubens Kautzman. Sem eles a Gauschesca Tchê não teria se concretizada.

Muito obrigado a vocês, Claudete e Rubens. Vocês foram ótimos. Parabéns, mais uma vez.

Algumas cenas capturadas por nossas câmeras durante a Gauschesca Tschê.