02 – O TROMBETÃO NO CAMPUS UFPA-GUAMÁ

Ano 05 (2018) - Número 02 Notícias

Por Marcondes Lima da Costa

 

Finalmente o TROMBETÃO, noticiado no BOMGEAM volume 5 (2018) número 1, chegou ao Campus da Universidade Federal do Pará, no Guamá, em Belém, Pará. Isto aconteceu no dia 9 de maio de 2018, ao final de uma tarde, quando se abatia sobre a cidade de Belém, um tremendo aguaceiro, aquela chuva forte clássica, mas desta vez demorada. Ele foi assentado sem a devida a preparação na base do então Caixa Eletrônico do Brasil, próximo à entrada principal (Portão 1, Rua Bernardo Sayão). No dia seguinte causou muito espanto aos transeuntes, devido o súbito aparecimento de um bloco de rocha vermelha enorme com sete toneladas de massa. Até se noticiou sorrateiramente que era um meteorito que caíra durante a forte chuva daquela tarde.

Este é o segundo bloco de rocha/minério instalado no Campus da UFPA como parte do Projeto TRILHA MINERAL NO CAMPUS DA UFPA, uma iniciativa do GMGA via Museu de Geociências, que insiste em levar adiante este projeto, que pouco eco encontra dentro UFPA.

 

Trombetão: bloco de 7 toneladas de bauxita (minério de alumínio) procedente de Trombetas, doado e transportado por Mineração Rio do Norte, sob a interveniência do geólogo Marco Andre Heidtmann Monteiro dessa empresa. Ele está assentado na base do antigo Caixa Eletrônico do Banco do Brasil na Entrada da Rua Bernardo Sayão. Acervo do Museu de Geociências da UFPA. Imagem de Marcondes Lima da Costa.